Fagor Automation no XIVº Ciclo de Conferências Técnicas da UPV

No dia 25 de Abril próximo passado, a Fagor Automation realizou duas conferências no XIVº Ciclo de Conferências Técnicas organizada pela Universidade do País Basco (UPV).

A primeira, dedicada aos acionamentos para motores síncronos de imãs, foi ministrada por Andoni Larrañaga (Engenheiro do Departamento de P&D do Motor Elétrico) e Asier Salsamendi (Técnico de Engenharia de Produção).

O objetivo desta conferência foi a aplicação do que foi estudado por parte dos alunos durante o decorrer da sua carreira. Entre outros, a aplicação de laços de controle em motores síncronos de imãs permanentes (posição, velocidade e corrente).

Foi mostrada a aplicação e o funcionamento dos diferentes elementos que dispomos na Fagor Automation e também o funcionamento de diferentes modelos de transdutores: a mecânica interna, tipos de sinais, precisões, a informação que fornecem, etc.

Por último, foram tratados os detalhes da parametrização de motores síncronos de imãs permanente. Por um lado, os parâmetros indispensáveis e fixos, e por outro, os referentes à mecânica e aos ciclos de trabalho. Com estes últimos, os alunos realizaram testes práticos do acionamento real.

A segunda conferência, desta vez pelas mãos de Andoni Larrañaga, versou sobre a análise de vibrações em máquinas rotativas.

O objetivo foi incrementar o conhecimento dos alunos em um novo assunto: a análise das vibrações.

Em primeiro lugar, foram analisadas as vibrações básicas e, uma vez obtidas as noções essenciais, iniciaram o estudo dos fundamentos para a compreensão de uma análise de vibrações mais complexas.

Também foi falado sobre a importância que possuem as vibrações durante as diferentes fases da vida de um motor: durante o projeto, a fabricação, a integração na máquina e, seguramente, na manutenção.

Foram analisadas as diferentes frequências de vibrações que podem ser geradas por um motor: rolamentos, cogging, frequências naturais de materiais, etc. Por último, uma vez vista a importância que possuem as vibrações nas máquinas atuais, se viu como e com quais elementos e ferramentas são medidas e analisadas.

Após cinco anos de conferências, continua havendo interesse, tanto por parte dos professores como dos alunos, como mostram as pesquisas realizadas ao final das mesmas.

“É algo que sai um pouco do nosso dia a dia e que fazemos com grande satisfação. Tentamos assim contribuir para a formação dos futuros engenheiros, mostrando-lhes um pouco dos sistemas que a Fagor Automation oferece ao mercado” afirma o próprio Andoni.

Por parte da equipe da Fagor Automation, nosso muito obrigado a todos pela sua presença.