Conectividade e rastreabilidade para um SERVIÇO BIDIRECIONAL

Uma tendência muito popular no setor industrial europeu é a Indústria 4.0, que inclui conectividade das máquinas e software e interfaces personalizadas para a digitalização do mundo da manufatura.

A Indústria 4.0 oferece diversas possibilidades de monitoração e gestão dos processos de fabricação. O objetivo principal desta tecnologia é a otimização dos processos de produção, a melhoria da eficiência e a redução dos custos e a manutenção preventiva.

Outro aspecto importante da Indústria 4.0 que se deve levar em consideração é a recompilação do grande volume de dados sobre os materiais, os processos de produção e a logística utilizados. E, se a tudo isso, acrescentarmos uma conectividade de qualidade, obteremos uma RASTREABILIDADE unitária que nos permitirá chegar facilmente ao cliente ou ao usuário final.

A Indústria 4.0 permite unir produto e serviço, e com isso ampliar nossa oferta de serviços: manutenção dos equipamentos, melhoria ou evolução dos produtos e o gerenciamento da qualidade dos equipamentos de campo. Tudo isso pode, inclusive, ser realizado remotamente, o que resulta na facilidade de acesso e na redução de prazos e custos.

Entretanto, para tornar possível a implantação destas tecnologias, é indispensável um equipamento de vanguarda em termos de possibilidades de digitalização, conectividade, software específico y desempenho. A implantação destas tecnologias tornará mais fácil o trabalho conjunto dos fabricantes e usuários finais para desenvolver e aplicar a Indústria 4.0 e explorar as vantagens que esta tecnologia proporciona.

Os produtos da Fagor Automation se situam na vanguarda da tecnologia e podem servir a um duplo propósito no processo de produção: registrar um grande volume de informações com um número infinito de parâmetros e, ao mesmo tempo, habilitar a conectividade e o acesso remoto bidirecional entre o provedor e o cliente. Isso facilitará a transmissão das informações necessárias para atingir objetivos tais como:

  • a integração de uma infinidade de sensores e elementos de medição.
  • a integração de sistemas de leitura para rastreabilidade.
  • o registro de informações contínuas da produção e o próprio estado dos equipamentos.
  • o gerenciamento de informações obtidas no local ou na nuvem.
  • o gerenciamento dos indicadores de eficiência dos equipamentos.
  • a implantação de uma plataforma MES ou, inclusive, a integração em um ERP.
  • a monitoração em tempo real de sua máquina/fábrica, seja local ou remotamente, a partir de qualquer localização com uma conexão de internet, 3G/4G, etc.
  • a implantação de uma rastreabilidade unitária desde o provedor até o cliente final.
  • a implantação de manutenções preventivas com a detecção prematura de avarias por meio da identificação de padrões de falhas.
  • a implantação de uma gestão de qualidade e de manutenção em nosso próprio cliente.
  • etc.