Fagor Automation reforça a sua base industrial e de P&D para o campo nanométrico

Desenvolve um equipamento para padrões angulares com precisões de até 10 nanoradianos.

A Fagor Automation posicionou-se na vanguarda do estado da arte em precisão de medidas nanométricas.

O avanço obtido foi referendado com a construção de uma máquina que mede os padrões angulares e garante em seus transdutores as “medidas com precisão e repetitividade nanométrica”.

Bancada angular de ultra precisão construída por Fagor Automation y Fagor Aotek.

A Fagor Automation, através de seu centro tecnológico Fagor Aotek, completou com sucesso o projeto e a construção de uma máquina para medir padrões angulares em escala nano. O projeto, executado em colaboração com o IK4-Tekniker e o apoio da Prefeitura de Guipúzcoa, conseguiu criar uma das primeiras máquinas do mundo com “rastreabilidade ao sistema internacional”, com a qual se torna uma referência para a medição de padrões e transdutores angulares fabricados em série. Nessa mesma linha de trabalho, a Fagor colabora no projeto “Angles” com os centros de metrologia nacionais europeus, além dos japoneses e coreanos, para uma intercomparação cruzada. Um fato que a consolida como uma referência em metrologia internacional nesta área industrial.

Para a Fagor Automation, o elemento de medição deve garantir “dez vezes a precisão do objeto a medir”, o que a levou a aprofundar-se na escala do nanômetro e do picômetro. De fato, a máquina mede, da escala angular (arco segundo) à linear (nanômetro), até “0,8 nanômetros, o que elimina a incerteza nas medidas de 8 nanômetros”. Como curiosidade dimensional, 0,8 nanômetros equivale aproximadamente à metade do tamanho de uma molécula de água.

Os próximos desafios da empresa serão a réplica do modelo para os padrões e transdutores lineares e atingir medições repetitivas de até 2 nanômetros. A denominada quarta revolução industrial está popularmente muito ligada à conectividade de máquinas e fábricas, mas a garantia de precisão em escala nanométrica é um elemento igualmente essencial para avançar com segurança na industrialização de elementos e equipamentos “nano” que apoiem a mudança de era nas indústrias de ciência, aeroespacial, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e automobilística, entre outras.

A Fagor Automation é uma das únicas empresas europeias que participa no projeto “JRP SIB 58 Angles”, que centra sua ação em “voltar a medir o radiano” com uma incerteza expandida inferior a 0,01 segundos de arco.