GOITI: especialista na fabricação de soluções adaptadas

A GOITI, S. Coop. é uma cooperativa fundada em 1962 dedicada à fabricação de máquinas para a transformação de chapas metálicas.

Asier Sasiain, Diretor Gerente

A empresa iniciou suas operações fabricando máquinas para o setor da construção e, posteriormente, passou a fabricar prensas mecânicas, atingindo seu volume máximo de vendas na década de 1970. Em 1982, a empresa começou a fabricar equipamentos mais flexíveis, como as primeiras máquinas de corte a laser e puncionadeiras, cuja fabricação continua até hoje. A GOITI faz parte do Danobatgroup e todos os seus produtos são comercializados sob a marca Danobat desde 2000.

O tipo de máquina que fabricam atualmente mudou. Das tradicionais máquinas de corte a laser, puncionadeiras e dobradeiras, a linhas flexíveis e máquinas a laser combinadas com sistemas automáticos de alimentação de bobinas de metal (blanking). Que desafios essa mudança representou?

O desafio não foi somente técnico, mas afetou todas as áreas. Em primeiro lugar, para poder assumir este desafio, tivemos que adaptar as estruturas. Do ponto de vista técnico, o principal desafio estava relacionado aos requisitos de personalização de cada sistema, e foi necessário projetar serviços específicos que vão desde a programação pura para a elaboração de determinadas operações e a interconexão entre os elementos e os recursos e os sistemas de produção externos até a criação de novas telas para a HMI (Interface Homem-Máquina) que poderiam controlar os periféricos integrados. Cada cliente possui suas próprias necessidades, o que nos força a adaptar o sistema.

Qual é o modelo mais complexo desenvolvido pela GOITI em sua série de máquinas a laser?

No que se refere ao laser, a solução mais complexa é a linha de corte a laser com sistema de alimentação de bobinas de chapa metálica, que opera continuamente e usa vários cabeçotes de corte. Para que não haja necessidade de interromper o processo de alimentação da chapa, é necessário fazer muitas alterações no sistema tradicional de corte fixo. Por um lado, é necessário compensar os cabeçotes de corte para se adaptarem ao movimento das chapas. Por outro lado, o tempo passa de ser apenas um resultado da fase de programação para se tornar um parâmetro. Portanto, foi necessário mudar a compressão nos parâmetros de programação e modificar as ferramentas de programação assistida. Alguns desenvolvimentos não poderiam ter sido realizados sem a colaboração da Fagor Automation, que desenvolveu pacotes de controle específicos.

Com a quarta revolução industrial (Industry 4.0), os clientes têm solicitado atualmente máquinas com conectividade, gestão de dados, manutenção preventiva, etc. Quais as funcionalidades que estão oferecendo aos seus clientes?

Nossa oferta se baseia em uma ampla gama de soluções. Em primeiro lugar, temos o Smart HMI, baseado na plataforma Painel PC do CNC8070. Esta é uma HMI personalizada que se adapta às necessidades de cada solução, incluindo funções de valor agregado, como a digitalização do painel de manutenção preventiva ou as novas aplicações de programação assistida para a máquina. Outra solução é o nosso Data System (Sistema de Dados), que pode monitorar permanentemente o estado da máquina, sincronizando os dados com qualquer dispositivo utilizando uma frequência de dados/segundo, o que nos permite coletar informações sobre seu desempenho. Com esta plataforma, pode-se desenvolver diferentes protocolos de comunicação, utilizando os diversos elementos da planta de produção para facilitar seu gerenciamento.

A GOITI trabalha lado a lado com o seu próprio centro tecnológico, Ideko, para desenvolver soluções tecnológicas exclusivas que permitam às empresas melhorar sua competitividade. A Fagor Automation é o fornecedor dos sistemas CNC que estão instalados nas suas máquinas e colabora com a GOITI e o seu centro tecnológico. Qual é o valor para o GOITI de poder contar com uma empresa tão acessível e flexível como a Fagor Automation no desenvolvimento dessas soluções?

Para nós, na posição de fabricantes de soluções de máquinas-ferramenta extremamente dinâmicas, o controle das unidades é um aspecto fundamental do nosso trabalho. Ter a Fagor Automation perfeitamente “integrada” com a GOITI nos permite transmitir diretamente as necessidades de nossos clientes e chegar a um acordo sobre uma solução que atenda aos seus requisitos de produtividade e viabilidade. Certificação de todos os produtos fabricados.