Lantek e Fagor Automation levam a inovação de ponta às máquinas de corte a laser de fibra

Lantek e Fagor Automation anunciam a assinatura de um acordo de colaboração tecnológica que permitirá que o software Lantek Inside seja integrado aos CNCs da Fagor para máquinas de corte a laser de fibra.

Com esta iniciativa, os usuários ganharão em agilidade, eficiência e produtividade, graças ao maior controle do operador no gerenciamento da usinagem a partir da própria fábrica.

A aliança surge em um momento em que a tecnologia de corte a laser de fibra se encontra em pleno crescimento e expansão, especialmente na China, o que significa novas e atraentes oportunidades de negócios. Essas máquinas apresentam uma série de vantagens interessantes em relação às máquinas a laser por C02: manutenção mais barata, menor consumo de energia, alta velocidade de corte e maior precisão no acabamento.

A Fagor Automation possui uma vasta experiência no mundo das máquinas-ferramenta, comprovada por mais de 35 anos de atividade no setor. Há vários anos, começou a concentrar seus esforços no mercado do laser, onde desenvolveu uma solução completa para as máquinas que usam tecnologia laser, permitindo-lhe ocupar uma posição privilegiada no setor, mais especificamente nas máquinas de média e alta potência (entre 2 e 12 kW). Esta integração é uma adição aos mais recentes desenvolvimentos específicos para o corte a laser que a Fagor Automation lançou em toda a sua gama de CNCs, culminando com ela o seu objetivo de alcançar o máximo desempenho com grande simplicidade de uso.

“A parceria tecnológica com a Lantek permite à Fagor Automation dar um salto tecnológico em seus CNCs de laser, facilitando a operação dos usuários de máquinas de corte a laser”, explica Iñaki Antoñanzas, Gerente de Tecnologia Laser da Fagor Automation.

Por seu lado, Francisco Pérez, Diretor do Canal de Fabricantes de Máquinas-Ferramenta da Lantek, salienta que “Através deste acordo, a Lantek dá mais um passo como empresa global, gerando soluções que melhoram a competitividade dos principais protagonistas da indústria metalúrgica”.

O Lantek Inside é uma solução que, embora já faça parte do portfólio da Lantek há algum tempo, foi otimizada pela equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia da empresa para incorporar recursos novos e aprimorados. Entre eles, destaca-se a edição de usinagens, a geração de novas, ou a possibilidade de adicionar ou eliminar peças ao pé da fábrica, proporcionando ao operador final maior controle sobre a mesma. Isso permite maior versatilidade na hora de maximizar o uso de material e os tempos de execução, reduzindo o tempo de resposta, ao poder realizar as alterações a partir da própria máquina e não do escritório.

Além disso, além de reduzir a geração de documentação desnecessária e como as informações das usinagens se encontram no próprio software, não é necessário imprimir as instruções. Por outro lado, os operadores dispõem das informações do trabalho a ser feito assim que são geradas, devido à conexão direta entre o software do escritório e o software da fábrica. Dessa forma, a resposta às necessidades normais de produção é otimizada, como refazer peças danificadas ou perdidas, ou reutilizar qualquer retalho gerado anteriormente, sem a necessidade de procedimentos intermediários, como alinhamento e medição de chapas.

Proporcionar a melhor experiência ao usuário com suas soluções e atender às necessidades presentes e futuras que os fabricantes de máquinas a laser de fibra possam exigir, é uma das prioridades da Lantek. “Nesse sentido, este acordo permitirá que tanto os fabricantes de máquinas de corte quanto os usuários finais se beneficiem de uma maior integração máquina-software, bem como de uma interface homem-máquina muito mais amigável e funcional”, afirma o executivo da Lantek, Francisco Pérez.