Laser4Surf

A Fagor Automation, empresa na vanguarda da inovação tecnológica, irá colaborar no projeto Laser4Surf.

O objetivo deste projeto é a industrialização do processo de tratamento superficial de materiais através do uso de lasers com pulsos de femtossegundos.

O setor industrial (por exemplo, automotivo, aeroespacial, biomédico ou de máquina-ferramenta) tem que fabricar produtos com alto valor agregado sem aumentar os custos, racionalizando o uso dos recursos e mantendo os níveis de produtividade. Um dos métodos atualmente utilizados para aumentar o desempenho dos produtos é a melhoria das propriedades da superfície dos materiais. Neste contexto, a textura das superfícies utilizando a tecnologia laser possui grande potencial comercial, pois pode melhorar as características do produto sem alterar a composição química da superfície e sem a necessidade de adicionar revestimentos. Com relação a outras técnicas de texturização (por exemplo, aquelas que utilizam compostos químicos), a vantagem da texturização a laser é seu baixo impacto ambiental. Na verdade, elas são as que menos afetam o meio ambiente.

O projeto Laser4Surf está desenvolvendo um Protótipo de Texturização a Laser para a funcionalização de superfícies de materiais usando lasers com pulsos ultracurtos (lasers com pulsos de femtossegundos). Este protótipo servirá de plataforma para o desenvolvimento de uma tecnologia escalável, que permitirá sua implementação nas linhas de produção industrial.

Objetivos principais do projeto:

  • geração de estruturas superficiais periódicas induzidas por laser (LIPSS) com padrões de diferentes tamanhos e múltiplas orientações. Estas estruturas e orientações serão combinadas com a finalidade de obter as funcionalidades necessárias
  • redução do tempo de processamento em 95%
  • possibilidade de inspecionar o processo durante a fabricação de estruturas submicrométricas
  • simplificação da definição dos parâmetros do processo
  • o desenvolvimento desse sistema será testado em três setores industriais diferentes
  • setor de energia: para incrementar a eficácia dos eletrodos das baterias
  • setor da biotecnologia: para aprimorar a biocompatibilidade das próteses médicas
  • setor de manufatura: para aprimorar a fabricação de transdutores de posição

A contribuição da Fagor para este projeto está focada neste último setor. Será um dos três usuários finais desta tecnologia, que será implementada em uma de suas principais áreas de aplicação: transdutores de posição. No campo dos transdutores lineares e angulares, esta tecnologia de vanguarda expõe uma vantagem que é especialmente importante atualmente: constitui-se em uma alternativa aos processos fotolitográficos. Atualmente, os transdutores são fabricados por meio de processos fotolitográficos. Este processo industrial requer o uso de produtos químicos e um grande consumo de água. O novo processo, com tratamento a laser, utiliza apenas a interação entre luz e matéria, sem a necessidade de elementos adicionais. Não gera nem mesmo resíduos manométricos, como ocorre nos processos de ablação a laser.

Deste modo, a Fagor Automation contribui com o desenvolvimento de tecnologias a laser bem como com um futuro mais sustentável e de respeito ao meio ambiente.

1- Bateria 2- Implantes dentários 3- Transdutor