Participação da Fagor Automation no projeto WEEVIL

A Fagor Automation participa do projeto WEEVIL, cujo objetivo é o desenvolvimento de um automóvel elétrico para uso urbano, ultra leve e extremadamente seguro.

Dez empresas de diferentes países estão colaborando neste projeto europeu com quatro anos de duração e que iniciou em 1 de junho de 2015. O objetivo fundamental do projeto é o desenvolvimento de um automóvel elétrico urbano seguro, acessível e confortável.

A poluição e o congestionamento do trânsito tornaram-se os principais problemas para a qualidade de vida e a saúde dos núcleos urbanos. Por esta razão, a eletrificação progressiva dos veículos tem se mostrado como uma alternativa eficaz para a solução destes problemas.

Existem no mercado várias alternativas de veículo elétrico. Apesar de se constituírem em soluções atrativas, apresentam inconvenientes em termos de congestionamento do trânsito, segurança e conforto.

Como parte do programa europeu Horizon 2020 foi proposto o projeto WEEVIL com o objetivo de desenvolver um conceito novo de veículos elétricos urbanos encapsulados com três rodas: duas dianteiras e uma traseira. Este protótipo supõe um salto qualitativo à frente por cinco razões:

  • Graças a sua estrutura, fabricada com fibra reforçada, o resultado é um veículo leve e seguro.
  • Um mecanismo que se adapta à largura do veículo possibilita a passagem ou o estacionamento do mesmo em espaços de tamanho reduzido. Também melhora a estabilidade do veículo no momento em que se desloca a velocidades maiores.
  • Um novo motor, sem ímãs e mais eficiente.
  • Baterias intercambiáveis.
  • Design estético e totalmente ergonômico.
  • Capacidade de transportar uma ou duas pessoas e velocidade máxima de 90 km/h, o que possibilita que o veículo se desloque com segurança em estradas e rodovias.

A contribuição da Fagor Automation para este projeto baseia-se no desenho do controle do motor de tração integrado ao powertrain do veículo. Trata-se de um regulador para um motor de relutância comutada, desprovido de ímãs. Este regulador é responsável pelo controle total do motor, a partir da energia armazenada na bateria de 80V do veículo. A potência de saída é de 10 kW.

O regulador foi projetado para ser integrado mecanicamente ao powertrain do veículo, junto com o motor e a caixa de redução. Esta arquitetura do powertrain proporciona um projeto compacto que ocupa o mínimo de espaço no veículo.