Reais vantagens de um CNC novo

Em artigos anteriores você leu sobre o respeito que a Fagor tem pelas decisões no retrofitting da sua máquina. Sabendo que a troca ou instalação do CNC é uma destas decisões, vamos falar um pouco mais sobre as reais vantagens que você e sua empresa podem alcançar.

CNC é o cérebro da minha máquina.

CNC 8070É inquestionável o fato de que um novo CNC instalado em uma máquina-ferramenta ou outros tipos de máquinas que necessitem de controle de posição e interpolação de eixos, eleva consideravelmente a sua qualidade e performance.

Portanto, decidir pela troca do CNC durante um retrofitting ou mesmo pela instalação de CNC em uma máquina convencional, requer entender quais os motivos da decisão e principalmente quais as vantagens e benefícios devem ser alcançados.

Neste artigo vamos listar as principais vantagens que você e sua equipe técnica devem “ficar de olho” neste processo.

Reais vantagens de um novo CNC

Primeiro vamos separar duas situações: o retrofitting de máquina com troca do CNC ou a instalação de deste em uma máquina convencional. Estas duas situações possuem alguns detalhes importantes que precisam ser analisados separadamente.

Quando falamos sobre os níveis de retrofitting para máquinas e equipamentos, olhando pela otimização de investimentos, tratamos da troca do CNC de forma inicial. Neste artigo vamos ampliar este entendimento.

Trocando o CNC no retrofitting da máquina

CNC Fagor 8055Sobre a troca de um CNC no momento de fazer o retrofitting da máquina, imediatamente pensamos em modernização e atualização, além delas outras questões trazem as seguintes vantagens reais:

  • Velocidade de comando e produção – Produtividade é uma questão alcançada por esta troca. Se sua máquina possui capacidade mecânica de aumentar a velocidade de processo, um novo CNC poderá trazer a condição de comandar os movimentos dos eixos de forma mais rápida e precisa aumentando a velocidade / conforto de programação e a produtividade da máquina;
  • Fácil acesso a peças de reposição – Manter comandos e acessórios antigos pode trazer uma grande dor de cabeça no momento da substituição, pois suas peças de reposição são muito mais caras e a falta de estoque à pronta entrega podem fazer sua máquina ficar semanas aguardando a reposição para voltar a funcionar;
  • Interfaceamento com periféricos – Seu comando pode não ter condições de trabalhar com equipamentos de outras marcas, isso limita consideravelmente sua flexibilidade, bem como soluções para futuras manutenções e ampliações;
  • Comunicação de dados – Com ordens de produção cada vez mais dinâmicas, pequenos lotes de produção e a constante troca de programas no CNC, a quantidade de setups aumenta a cada dia. Possuir comunicação com rede de dados Ethernet, diminuirá o tempo de setup da sua máquina, aumentando a sua lucratividade;
  • Atualização tecnológica – Esta atualização não se dá somente por questões tecnológicas, mas tem impacto direto em produtividade. Uma máquina atualizada tecnologicamente oferece recursos de operação que reduzem setups, aumentam velocidade de trabalho e consequentemente a produtividade.

Implantando um CNC em uma máquina convencional

Outra grande aplicação do CNC é a transformação de uma máquina convencional em uma máquina CNC. A instalação de um CNC em máquinas convencionais traz outros importantes benefícios para você e sua empresa. Vamos olhar os principais:

  • Repetibilidade e redução de recursos humanos – Com menor intervenção humana, a repetibilidade é um grande benefício. Uma vez feito o setup e o programa de peça, a máquina executará a produção das peças com a mesma qualidade durante mais tempo, dependendo muito menos da atenção humana para alcançar o resultado;
  • Sobrevida para a máquina – Sua máquina está com condições mecânicas preservadas? Não são raras as máquinas mecanicamente integras que ganham nova utilização a partir da modernização. É claro que além do CNC outros equipamentos precisarão ser instalados. Veja em retrofitting total no nosso artigo;
  • Gestão de resultados – Como saber sobre a produtividade de uma máquina sem um controle eletrônico? Depender de planilhas e formulários preenchidos pelos próprios operadores da máquina não é uma opção para gestão de produção. Implantar um CNC trará também a gestão da produtividade que sua empresa precisa neste momento.

O que podemos fazer por você e pela sua empresa?

Desde o início dos nossos artigos sobre retrofitting deixamos clara a disposição da Fagor em entender suas demandas e sugerir os melhores caminhos, mesmo que eles não levem a compra dos nossos equipamentos (análise de viabilidade nos força a sermos muito sinceros nesta questão). Vamos conversar sobre isso? Faça contato conosco, pois estamos à sua disposição!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *