VISITA DA SECRETÁRIA ARANTXA TAPIA À FAGOR AUTOMATION

A Fagor Automation lançou no mercado uma série de transdutores angulares que somente mais um fabricante no mundo é capaz de oferecer.

Arrasate, 14 de março de 2018.- A secretária do Desenvolvimento Econômico e Competitividade do Governo Basco, Arantxa Tapia, junto com Javier Zarraonandia, Vice-secretário da Indústria, visitaram esta manhã as instalações que a Fagor Automation possui em sua planta de Eskoriatza. Foram recebidos pelo presidente da Fagor Automation, Aitor Irure, pelo Diretor Geral, José Pérez Berdud, pelo Vice-presidente da Corporação Mondragon, Pello Rodríguez, além do Diretor Geral de AFM, Xabier Ortueta e de outros membros do conselho da diretoria.

Durante a visita, a secretária teve a oportunidade de conhecer, em primeira mão, o excepcional e sofisticado equipamento tecnológico, no qual a empresa recentemente fez investimentos pesados.

A Fagor Automation é especializada na fabricação de sistemas de automação e controle de máquinas, que fornecem soluções avançadas de fabricação para as necessidades de um setor tão complexo e competitivo como o da máquina-ferramenta. É uma empresa global que, há mais de trinta anos, encontra-se presente em mais de cinquenta países: possui quatro plantas de fabricação, trinta filiais próprias e mais de quarenta distribuidores. Além disso, possui uma forte cultura inovadora que é evidente pela porcentagem superior a 10% das vendas destinadas à pesquisa, desenvolvimento e engenharia; como resultado, destacam-se, entre outras coisas, suas 41 patentes ativas em todo o mundo.

É o maior fabricante de componentes para máquinas-ferramenta na Espanha e compete no mercado com grandes empresas alemãs e japonesas. A empresa mantém sua liderança graças ao seu firme compromisso com a inovação de produtos e ao equipamento exclusivo com o qual foi equipada, o que lhe permite garantir níveis tecnológicos comparados aos das grandes empresas do setor no mundo.

LANÇAMENTO DOS TRANSDUTORES MAIS SOFISTICADOS DO MUNDO

Reflexo deste compromisso com os desenvolvimentos tecnológicos mais avançados são os novos transdutores (ou transdutores de posição) angulares com os níveis de desempenho mais elevados que existem no mercado e que apenas a Fagor Automation e outra empresa no mundo podem oferecer.

Estes transdutores angulares são utilizados para o posicionamento de mesas giratórias, especialmente em máquinas de 5 eixos, nas quais os movimentos coordenados de todos os eixos requerem esses transdutores para obter uma excelente qualidade na usinagem de superfícies complexas. Destacam-se no topo das especificações, esses novos modelos, cujo design inovador facilita a drenagem de líquidos, minimizando o acúmulo e permitindo tolerâncias de montagem mais amplas, resultando por sua vez, em uma maior robustez e proteção para trabalhar em ambientes hostis.

Em geral, os eixos nos quais são instalados os transdutores angulares são ocos com o objetivo de passar pelo seu interior cabos elétricos, mangueiras, tubos ou elementos similares. Assim, quanto maior o diâmetro interno do transdutor, mais elementos podem ser canalizados através dele, facilitando e proporcionando flexibilidade ao projeto total da máquina, razões pelas quais decidiu-se ter no novo modelo um diâmetro interno de 100 mm. Esta característica mecânica envolveu o desenvolvimento e implementação da tecnologia de pista de rolamento integrada no mesmo corpo do codificador, como a única forma de alcançar a precisão de ±1 segundo de arco.

Além da precisão, a resolução também possui influência importante na qualidade final da usinagem, razão pela qual chegou-se a uma resolução de 29 bits (equivalente a 536.870.912 posições por volta), conseguindo tanto o posicionamento fino como os movimentos suaves dos eixos. Para alcançar esta resolução, foi essencial partir de componentes ópticos de excelente qualidade e potente sistema eletrônico de condicionamento de sinais, ambos resultados de projeto próprio.

Nas palavras do Diretor General da Fagor Automation, José Pérez Berdud: “Com esta nova família de transdutores, ampliamos nosso catálogo, proporcionando maior flexibilidade no projeto da máquina e oferecendo uma gama de especificações, em termos de precisão e resolução, líderes no mercado. Com as soluções da Fagor Automation, nossos clientes melhoram a produtividade, economizam nos custos de energia e, graças à manutenção preventiva, os processos de produção são mais eficazes e eficientes”.

COMPROMISSO DECIDIDO POR INSTALAÇÕES PRÓPRIAS EXCLUSIVAS EM EUSKADI (PAÍS BASCO)

A Fagor Automation executou um importante plano de investimentos nos últimos anos em equipamentos exclusivos com alto conteúdo tecnológico. Estes desenvolvimentos foram realizados em colaboração com centros tecnológicos de referência, como o IK4-TEKNIKER. Alguns desses equipamentos são o prédio de gravação de vidro, uma bancada angular, uma bancada linear, uma bancada para a fabricação de masters, equipamentos PVD e salas limpas. Esses equipamentos são o que permite à Fagor Automation realizar lançamentos como o destes novos transdutores.

Além de todo este compromisso econômico e tecnológico, também é importante salientar a qualificação, experiência e know-how do pessoal da cooperativa basca, que oferece emprego a 600 pessoas, que a converteu na primeira e única empresa espanhola capaz de produzir estes tipos de transdutores de posição de forma integral.

“A Fagor Automation possui a clara vocação de ser uma empresa internacional com fortes raízes locais, por isso investimos de maneira decidida em equipamentos de ponta no âmbito mundial e em pessoas mais preparadas para poder lançar os produtos mais inovadores”, acrescenta José Pérez Berdud.

SOBRE A FAGOR AUTOMATION

A FAGOR AUTOMATION faz parte da Corporação MONDRAGON, o primeiro grupo empresarial basco e o décimo na Espanha. É integrado por mais de 260 empresas e entidades estruturadas, por sua vez, em quatro áreas setoriais: finanças, indústria, distribuição e conhecimento (centros de treinamento e P&D). Atualmente conta com mais de 74 mil trabalhadores.

Além disso, a FAGOR AUTOMATION é associada à AFM CLUSTER, a organização que representa os interesses da fabricação avançada e digital na Espanha. Composta por quatro associações industriais, agrupa mais de 400 empresas, que empregam mais de 12.500 pessoas e faturam mais de 2.500 milhões de Euros.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *