Você quer treinar o aluno em tecnologia de 5 eixos? Aqui está a solução!

Com o objetivo de apresentar aos Centros de Treinamento a conversão de uma máquina de 3 eixos em uma máquina de 5 eixos, realizamos, em 18 de janeiro próximo passado, uma apresentação/demonstração no Instituto de Máquinas-Ferramenta-IMH, na qual participaram vários Centros de Treinamento, convidados por TKNIKA, IMH e FAGOR AUTOMATION.

Nesta reconversão, conduzida pela IMH e pela Fagor Automation, colaboraram várias empresas de prestígio reconhecido, conseguindo uma solução alternativa e flexível para comprar uma máquina de 5 eixos para o ensino da referida tecnologia. Como disse Igor Larrañaga (Professor de Fabricação Mecânica da IMH) “O que queremos ensinar é que um Centro de Treinamento, dispondo de uma máquina de 3 eixos, com um investimento econômico relativamente pequeno, pode ter uma máquina de 5 eixos de qualidade para ministrar cursos de treinamento inicial em 3 + 2 e 5 eixos“.

Na primeira parte da apresentação, cada empresa colaboradora apresentou a integração de seus produtos nesta adaptação da máquina.

Alberto Fasana, gerente de Tecnologia de Fresagem da Fagor Automation, falou sobre as inovações tecnológicas da Fagor Automation relacionadas à usinagem de 5 eixos. “Por que 5 eixos? Por um lado, é a tendência natural do mercado, com a necessidade de máquinas e tecnologias mais avançadas. Por outro lado, os setores de vanguarda, tais como o da aeronáutica ou de energia, necessitam usinar peças mais complexas e, para isso, precisam de máquinas de 5 eixos. E, finalmente, as novas tecnologias que estão crescendo, como a da fabricação aditiva, também requerem tecnologia de 5 eixos”. O CNC 8065 foi projetado para atender a todos esses requisitos, sendo um CNC poderoso e de fácil operação e, que por sua vez, está preparado para a Indústria 4.0. Durante a sua apresentação, Alberto Fasana falou sobre os tipos de cinemáticas, estratégias de programação, características especiais, como eixo virtual, #CSROT, calibração de cinemáticas, compensação da ferramenta, modalidades de usinagem HSSA, Dynamic Override, fresagem trocoidal, programação de 5 eixos vetorial, controle de colisão, etc. (Ver vídeo completo no final desta notícia).

O Simulador de CNC para PC da FAGOR é uma ferramenta muito útil e complementar para Centros de Treinamento ou usuários, uma vez que possui os mesmos recursos que o CNC real, com a mesma operacionalidade de um CNC instalado na máquina e permite a edição e execução de programas sem restrições, podendo também implementar a configuração real da máquina. Desta forma, o aluno pode trabalhar na máquina virtual antes de passar seus programas para a máquina real, ou o instrutor pode desenvolver o material de treinamento (documentos, vídeos, fotos, etc.) diretamente do seu PC. O simulador oferece, por sua vez, ferramentas de start-up de máquina para instruir os alunos sobre a colocação em funcionamento de máquinas reais (osciloscópio, ajuste de círculo, analisador lógico, etc.). Fazer o download da versão gratuita.

Dentro da parceria, a Delfín Componentes integrou o divisor CNC Lehmann do 4º e 5º eixos. Foi Jon Azcue quem apresentou as vantagens do divisor e o que é uma integração desse estilo nas máquinas. “Em muitos casos, o CNC está fechado quando se trata de integrar o 4º e 5º eixos e o que vimos na nossa experiência com a FAGOR, é que ela possui um CNC aberto para poder trabalhar com o 4º e 5º eixos“. A Lehmann é uma empresa suíça que fabrica divisores há 40 anos. São divisores que ocupam muito pouco espaço e são diferentes de outras marcas porque trabalham com dois rolamentos radiais e dois rolamentos axiais para poderem ter mais capacidade de carga.

Para a calibração de cinemáticas, é necessário que a máquina possua sondas de medição e a Renishaw colaborou com o seu sistema Primo. Iñaki Beitia (Gerente de Vendas Regional e Calibração do Produto da Renishaw Ibérica S.A.U) falou sobre o produto instalado. O sistema Primo inclui uma sonda de medição da peça e uma sonda de medição da ferramenta e funciona como um sistema de “pagamento por uso”, com um botão de crédito de 6 meses e um kit de ajuda para treinamento. “É um sistema interessante para as escolas porque, enquanto o botão de crédito estiver ativo e não esteja liberado, todo o sistema está sob garantia, sem limite de tempo”.

Por último, Josu Olalde da Bezzier (distribuidor na España do software Autodesk PowerMill) foi quem expôs as vantagens deste CAM especializado e reputado em alta velocidade e 5 eixos. A Fagor Automation e a IMH têm colaborado com o PowerMill há anos e desta vez também ajudaram com o pós-processador, gerando um programa otimizado para a usinagem de uma pá de turbina aeronáutica. “Ajudamos os centros de treinamento oferecendo suporte técnico na colocação em funcionamento da instalação, resolvendo dúvidas e colaborando constantemente com eles. Isso nos proporciona um diferencial em relação aos outros“.

Na sequência, os participantes se mudaram para a oficina de fabricação mecânica, onde foi feita uma demonstração na máquina KONDIA HM1060, usando estas três tecnologias: usinagem 3 + 2 para o desbaste, 4 + 1 para o semi-acabamento e 5 eixos contínuos para o acabamento da peça.

Nossos agradecimentos a todos os Centros de Treinamento que vieram até nós, às empresas colaboradoras que participaram do projeto e à TKNIKA, por seu apoio à organização e envio do convite.

Informações adicionais: training@fagorautomation.es

VER VÍDEO COMPLETO (idioma: Español)